Desenvolvedor analfabético X Photoshop X Fireworks X Illustrator

Junho 5th, 2007

Uma questão de Paradigmas

Hoje um artigo do Diego do Tableless sobre o uso de ferramentas WYSIWYG no desenvolvimento web acabou despertando um certo protesto sobre o trecho quando, entre parênteses, ele escreveu: Fireworks não, por favor!

Eu acompanho o Tableless desde 2005 e lembro de, nos vídeo tutoriais que assisti, ter visto sempre uma inclinação do Diego em relação ao uso do Illustrator.

Confesso que fiquei curioso por ele usar o software porque até hoje é o único (provavelmente hajam outros que, com certeza, eu desconheço) que diz usá-lo na produção de layouts web.

Há nove ou dez anos atrás fiz um curso de Web Design na ENG que é era um centro autorizado da Macromedia na época (hoje é tudo Adobe) e o pacote (que ainda hoje é bem vendido nas escolinhas dos sobrinhos) era: Dreamweaver, Fireworks e Flash.

Como… ? Fireworks… ? Que diabos é isso ? Isso mesmo. Fireworks.

Um paradigma nada mais é que um padrão. Quer exemplos de paradigmas ? La vai…

Paradigma regional: baiano é preguiçoso. Paradigma esportivo: corintiano é marginal e são paulino é gay. Paradigma social: o Presidente Lula é analfabeto.

Todos os paradigmas acima são dignos de um país que vai levar ainda muitas décadas para sair dessa situação de terceiro mundo porque, como disse Tom Jobim: o exterior é o resultado do interior.

Paradigmas tecnológicos: o IE é um lixo, o FrontPage é para amadores e o Photoshop é o melhor software gráfico que existe.

Toda vez que quebramos os paradigmas, ou simplesmente, tentamos convencer ou mudar as pessoas com uma outra opinião, encontramos resistência. Imagine uma inversão de paradigmas como abaixo:

Paradigma regional: Paulistano é preguiçoso que dói. Paradigma esportivo: todo corintiano é gay e são paulinos são bandidos de primeira categoria. Paradigma social: o Presidente Lula é intelectual.

Imagine as reações que provocariam…

A Mocromedia, na época, com os olhos bem abertos para a Web, atropelou a Adobe no que diz respeito aos softwares para a Web. Isso mesmo, você lembra dos softwares da Adobe nessa época (Photoshop, Pagemaker, etc.)? Sim… a Adobe concentrava-se na indústria gráfica e a Macromedia chegou com os pés na web e, pior, o software “de imagens” da Macromedia compactava (e deve compactar ainda) arquivos para a web bem melhor que o Photoshop que precisou adaptar seus recursos para a web.

Quando cheguei nesse trabalho que estou há seis anos eu disse isso para os designers da época e quase fui linchado (no bom sentido).

Imagina, esse tal de Fireworks (nunca foi um paradigma) ser melhor que o PHOTOSHOP (sempre foi e ainda é o paradigma) …. maluquice essa !

Isso nunca havia sido dito eles … mas… o Fireworks compactava as imagens bem melhor que o Photoshop.

Esse é um ponto e não vou entrar em detalhes aqui porque a intenção não é essa.

Uso o Fireworks e acredito que, se fosse uma ferramenta ruim, seria descontinuada. Mas não… a Adobe parece depositar confiança nele.

E o Illustrator? Poque o Diego gosta dele? Não sei. Vou matar a curiosidade no CodeShow.

Vejam só. Eu, como muita gente por aí, escrevo meus códigos na unha com o Dreamweaver quando preciso porque ele atende as necessidades da minha correria.

Na tranquilidade, quando posso editar direto no servidor, uso o PSPad.

Use as ferramentas com as quais, realmente, você se sente melhor para produzir. A qualidade do código depende de você e não da ferramenta que você usa. Se for preciso, use mais que uma ferramenta para chegar ao resultado. Porque não ?

O que sinto é que, por conta dos tais paradigmas, nos tornamos preguiçosos ou combatentes daquilo que não conhecemos. Eu, por exemplo, uso o Fireworks, sei do poder do Photoshop e vou matar a curiosidade sobre o Illustrator. E você ?

Categoria(s): XHTML, tableless

Technorati icon

36 Comentários Insira o seu...

  • 1. Wender da Silva Souza  |  Junho 5th, 2007 at 1:18 am

    Grande Mestre …

    Eu utilizo o photoshop e sou muito feliz com ele e por mais que tente utilizar outras ferramentas de edição ele continua sendo o meu favorito.

    Esta é uma discussão que podemos colocar ao lado da religião e dos times de futebol, cada um tem o seu, cada um tem a sua. Todos defendem aquilo que se sentem bem e que satisfazem as suas necessidades e tal como a religião e os times de futebol cabe a nós respeitar.

  • 2. » - » Minhas &hellip  |  Junho 5th, 2007 at 1:22 am

    […] Ahh! E o André Habib fez um post bem interessante. […]

  • 3. James Clebio  |  Junho 5th, 2007 at 1:41 am

    “… sei do poder do Photoshop e vou matar a curiosidade sobre o Illustrator…”

    Bom reply ao Eis… Olha, em outras épocas de maior paciência em minha vida eu lembro que separei bons longos tempos para usar/testar as ferramentas Photoshop, Illustrator e Fireworks, uma-a-uma, pacientemente e exaustivamente, no meu dia-a-dia. A aplicação era a mesma pras três: design para web. Ao final das contas, opitei por usar o Fireworks e sinto-me mais feliz por isso até hoje. Não posso ter certeza, mas creio que o Eis desconhece o manuseio e os recursos dessa ferramenta que foi tão bem projetada unicamente para aplicações de layout web. ;D

  • 4. Ricardo  |  Junho 5th, 2007 at 3:26 am

    eu acho que ferramenta é adaptável, depende muito da usabilidade de cada pessoa, eu acho o illustrator bem ágil, e acho o firewirks bastante “complicadinho” se é que você me entende, pois deram uma boa iniciativa no pacote, sendo que ouve muita diferenciação entre os demais softwares da concorrência, já usei o Fireworks, achei interessante mais particularmente eu não o compraria.

  • 5. Marco  |  Junho 5th, 2007 at 4:06 am

    Depois que vi o Cesar da DM Arts desenvolvendo os layouts dele no Corel, acredito que pode-se usar qualquer ferramenta, desde que se obtenha o tal do resultado. E os resultados dele me agradam.

  • 6. Walmar Andrade  |  Junho 5th, 2007 at 9:33 am

    Meu paradigma sempre foi o que o Fireworks é melhor que o Photoshop para trabalhos para web. De tanto afirmar isso sempre fui zoado no trabalho, mas continuo com minha opinião. Acho o programa mais leve, mais rápido e mais fácil de usar.

  • 7. Rael B. Riolino  |  Junho 5th, 2007 at 9:34 am

    Eu escolho o software que vou desenvolver seguindo alguns quesitos:

    1) Facilidade de uso, atalhos, etc;
    2) Poder de personalização (e organização) do programa;
    3) Integração com outros softwares;
    4) Quantidade de ferramentas que aceleram a produção;
    5) Disposições para um resultado final satisfatório;

    Até hoje, principalmente agora com o photoshop cs3, o photoshop nunca me deixou na mão para montar layouts, e o dreamweaver também quebra um galhão em vários casos!
    Só preciso ainda testar o dreamweaver em relação ao suporte CSS, que pelomenos na versão 8 deixa a desejar… ainda sonho em uma forma de codificar o site e atualizar automaticamente o visual do site (em tempo real)!
    Espero que o dreamweaver (se não no CS3), algum dia ofereça esse recurso!

    Enfim… programas são meras ferramentas, e a qualidade de tudo depende do seu manejo com elas.

    Ja vi por ai gente fazer pinturas incríveis no Paint Brush!!!! hehe

    Parabens pelo artigo, estarei assinando seu feed…

    abraço

    Rael
    www.inovastudio.com

  • 8. Rael B. Riolino  |  Junho 5th, 2007 at 9:39 am

    Só comentando sobre o que o Marco falou ai acima…

    Corel Draw eu particularmente desprezo a qualquer custo, para qualquer aplicação. Pois ele possui uma característica típica da microsoft, que é de ignorar o suporte a outros programas…. tente copiar uma arte do Corel e colar no Photoshop… Ou tente passar uma arte do Illustrator para o Corel…

    Ja tive muita dor de cabeça por causa dele… e ele, assim como o IE vão ser sempre uma pedra no meu sapato.

    :-(

    Mas isso foi um desabafo pessoal… Cada um produz com aquilo que se tem mais familiaridade.

    T+

  • 9. Everson J. Pereira  |  Junho 5th, 2007 at 9:46 am

    Bom, claro que concordo com vc. Depois de ler os dois posts, eu como simpatizante do FW não posso deixar de postar. Eu penso que cada um deve utilizar a ferramenta que melhor tem afinidade. Eu consigo criar no FW quase tudo o que é feito no PS para web. É fato, muita gente critica o FW pq não sabe utilizá-lo direito. Sempre usei, desde a versão 2 e até que me provem o contrário, sempre vou utilizar pq ele é excelente para web. Muito fácil de manipular e criar as coisas.

    O PS é um ótimo programa tmb. Mas para editar fotos. Também uso ele, mas com esta finalidade. Tentei trabalhar para web com ele e não consigo me adaptar. Muita lenga-lenga pra fazer qualquer coisa. O software precisa ser dinâmico como a web é.

    Reforço: se as pessoas soubessem trabalhar com ele, seria outra história. O PS é adorado pq tem inúmeros recursos que deixam o layout atraente. E daí? O FW tmb tem, mas vc quem faz utilizando sua criatividade.

    Bom, vou parar por aqui. Excelente post cara!
    Abraço!

  • 10. Paulo Sicherl  |  Junho 5th, 2007 at 9:52 am

    Nestes seis anos de experiência com web tive a oportunidade de trabalhar com os três softwares, Fireworks, Photoshop e Illustratror. Sinceramente meu preferido é o Photoshop, mas os outros dois nunca deixaram a desejar, são muito bons, mas por valorizar mais a parte estética acredito que o Photoshop tenha mais recursos, mas isso cabe com certeza ao gosto de cada um, e essa é uma discussão de “mesa de bar”.

    Concordo com tudo que o André disse acima e também estou ansioso para ver mais sobre o Illustrator voltado para web neste CodeShow.

    Ah, antes que me esqueça, sou Marginal com muito orgulho, e vocês são paulinos, podem dizer o mesmo? rs

    Brincadeiras a parte, Mestre belo post.

  • 11. Como seria o programa ide&hellip  |  Junho 5th, 2007 at 11:54 am

    […] Quem trabalha com impressos e editoração eletrônica está muito bem servido de programas para layout, mas e quem trabalha com design para internet? Conheço quem goste Inkscape, outros do Fireworks… Eu, assim como o Diego Eis, prefiro o Illustrator com o Photoshop. Mas nenhum deles parece ser feito para a internet. […]

  • 12. Rafael Guimarães  |  Junho 5th, 2007 at 11:54 am

    Uso tanto o photoshop quanto o Fireworks. Sei que cada um tem sua função em determinados momentos no meu workflow. Acho uma grande bobagem pessoas levantarem bandeiras de softwares baseadas em sentimentalismos. Temos que ser práticos e buscarmos o resultado final satisfatório. Caras que usam Mac falam mau do pc, caras do illustrator falam mau do corel, mas o que interessa é ver o resultado que cada um consegue com cada ferramenta.

  • 13. Raphael  |  Junho 5th, 2007 at 11:56 am

    Uso o Fireworks desde as primeiras versões e me sinto satisfeito com os reusltados que tenho obtido.

    Concordo com você nas questão dos paradigmas, as ferramenras evoluem. Veja o caso do Dreamweaver por exemplo, pelo fato dos “sobrinhos” usarem, existe hoje um preconceito enorme envolvendo a ferramenta em nosso pais, pois “la fora” o Dreamweaver chega a ser até mais popular que o Flash. Os problemas hj encontrados no desenvolvimento web, se concentra nos porofissionais e não nas ferramentas de desenvolvimento. Sabendo usar, quando e como, podemos criar belas peças e sistemas para Web.

    Abraços

  • 14. Anderson Costa  |  Junho 5th, 2007 at 3:16 pm

    E aí André!? Bom na minha opinião em se tratando de Fireworks x Photoshop, o Photoshop não faz oque o Fireworks faz e nem o Fireworks o que o Photoshop faz. Isso falando de web.
    Não fiquei louco não. Ou alguém realmente acredita que a Adobe pensa que esses dois que citei são rivais? Se eles pensam assim então por que sumiram com o ImageReady?
    O uso de ferramentas é algo muito superficial. Se o resultado for bom visualmente, com todos os critérios já conhecidos e lapidados, seu cliente ficará feliz, você tende a ser um profissional realizado e fim de papo.
    Abraços

  • 15. Camilo  |  Junho 5th, 2007 at 3:30 pm

    Você é palmeirense??

    Uso o Photoshop pra criar os layouts, é a ferramenta que estou mais habituado e a que mais conheço.
    Contudo ainda é ruim ter que estabelecer uma altura fixa pro layout, se quisermos aumentar teremos que mexer em todas as camadas e também nas linhas-guia. A orientação a camadas do Fireworks é uma vantagem.

    Todos os programas ainda sem pontos negativos, o cara que consegue minimizar isso sai na frente.

  • 16. Rafael Marin  |  Junho 5th, 2007 at 5:20 pm

    Uma das coisas que poderiam remover do Fireworks é a opção de exportar HTML… Que código mais sujo!

    Me sinto produtivo com o Fireworks, embora não deixe de experimentar outros softwares.

  • 17. Edmilson Lani » Fir&hellip  |  Junho 5th, 2007 at 10:27 pm

    […] Primeiramente quero dizer que concordo com o que o próprio Diego disse nesse post falando sobre o assunto e que o André Habib disse nesse aqui. Cada um usa a ferramenta que achar melhor para fazer o seu trabalho e isso não é só na informática como em todas as profissões, mas aqui gera “barulho”. […]

  • 18. Guilherme Cavalcanti  |  Junho 5th, 2007 at 11:09 pm

    Uso o fireworks a uns 3 anos e não vejo nenhum motivo pra mudar isso. Depois do post do Diego, baixei o trial do CS2 do Illustrator como quem nao quer nada. Um dia ainda me arrisco a desenha um layout nele. :P

  • 19. Alex Saueressig  |  Junho 6th, 2007 at 1:21 am

    Está aí um cara que sabe se expressar com coerência.
    Muito bom teu texto!
    Abraço!

  • 20. Lucas Castro  |  Junho 6th, 2007 at 10:08 am

    Cara, é bem comum usar illustrator pra fazer layout.

    Claro que tem gente que prefere usar o photoshop direto ;P

  • 21. Keidi  |  Junho 6th, 2007 at 2:20 pm

    Nossaaa…. achei alguem que usa as mesmas ferramentas que eu .
    Uso Fireworks para layouts, Dreamweaver para trabalhar localhost e PSPad pra editar código no servidor.
    O pessoal aqui pega no meu pé por que ainda uso o Dreamweaver, mais quem mais trabalha com CSS na empresa sou eu, e é muito interessante e instrutivo usar um software que te mostra as possibilidades de código (assim só procuro na W3C a utilidade e melhor forma de aplicar).
    Quanto o fireworks, eu acho mais fácil de utilizar, mais leve (minha maquina trava com o photoshop) e ainda trabalha muito bem em conjunto com o Flash.

  • 22. Henrique Pimentel  |  Junho 6th, 2007 at 3:25 pm

    Bom eu acompanhei a chegada do FireWorks no mercado e a intenção deles realmente era fazer um concorrente a altura do Photoshop. Mas justamente por explorar uma deficiencia na época o Fireworks acabou pegando mais web e eu vi muita gente criando os layouts no Photoshop exportando um BMP e apenas recortando no Fireworks, depois a Adobe implementou os slices e ficou tudo mais ou menos parecido.
    Bom eu sinto o Fireworks muito limitado, acho q seria uma versão mais pobrezinha do Photoshop mas ainda bem distante, tem muita coisa que se vc for fazer no Fireworks ele vai te deixar na mão.

  • 23. Carolina  |  Junho 12th, 2007 at 4:32 pm

    Eu sempre uso o Fireworks pra web também. Fica mais fácil viualizar o layout. é mais fácil e prático.

    O Photoshop pode funcionar também, mas pra web o fireworks é o melhor.
    Na empresa que trabalho agora não temos instalado o Fireworks por preconceito de outros funcionários, mas já levantei minha bandeira e pedi meu Fireworks.

  • 24. Rael Max  |  Junho 12th, 2007 at 6:25 pm

    bom galera… eu tenho pouca experiência na área de webdesign, comecei usar o fireworks na versão Mx e Hoje uso a versão 8… considero o fireworks um dos melhores editores de imagens para a web… mais também sei da força do photoshop e do Ilustrator que são dois otimos softwares… comecei usando o fireworks pra criar meus layouts por mero acaso… eu vi numa comunidade um tutorial ensinando a criar site nesse software e ae nao parei mais… tenho vários amigos que usam o photoshop e me questionam…

    parabéns ae pelo post..

  • 25. Raphael Cardoso  |  Junho 13th, 2007 at 10:10 pm

    Utilizo o Photoshop desde sua versão 4. Até hoje ele atende as minhas necessidades. Faço tudo que preciso nele algumas vezes utilizo o ImageReady também da Adobe e para decodificar utilizo o Dreamweaver e não com muito entusiasmo o Visual Studio e não posso me esquecer do bom e velho Notepad que esta sempre ali para atender as minhas necessidades quando o tempo é inimigo da perfeição.
    Não critico se você usa Fireworks, Photoshop ou Illustrator porque afinal profissional é aquele que independente da ferramente apresenta seu trabalho com qualidade. Agora pior seria o MS Paint.

    Abraço e sucesso a todos

  • 26. Sidnei  |  Junho 22nd, 2007 at 2:44 pm

    Sobre tudo oque foi dito, podem ser que concordem ou não comigo… mas oque sinto dos softwares é que cada um é forte em um ponte e deixam a deseja em outros…

    por exemplo eu trabalho com projeto web e também gráficos,
    no mundo gráfico o Illustrator é tido como o melhor do mundo, mas o que predominda é o CorelDraw por sua popularidade e qualquer pessoa sabe usar, se for falar em grandes agencias e grandes gráficas é Illustrator que predomina e se for falar de graficas menores e pessoal mais amador ou não tão profissional, é CorelDraw,

    E o mundo da Web ??? Bom, sobre as imagens eu uso Photoshop para tratar imagens, ainda não vi nenhum melhor que o Photoshop, para layout de web, usei muito tempo o corel e até mesmo o photoshop, mas quando aprendi be o Fireworks, vi que ele tem sua força…

    Resumindo, hoje em dia EU uso os seguintes softwares,
    - CorelDraw e Illustrator para projeto gráfico, dependendo doque for.
    - Photoshop para tratamento de imagem
    - Fireworks para layout de site

    sobre o código, não posso falar muito pois uso apenas Dreamwear e Notepad++ quem nao conhece esse notepad++ é ótimo pra quem gosta de escrever o código na unha.

    Acho que é só…

  • 27. Sidnei  |  Junho 22nd, 2007 at 2:45 pm

    ahhhhhh eu esqueci de falar no comentário anterior…

    Pra finalizar…

    Software BOM, é aquele que você SABE usar, e chegar a seu propósito final com ele.

  • 28. Igor Kretly  |  Julho 4th, 2007 at 4:34 am

    Particularmente já tive a minha fase com cada um destes programas.

    À 10 anos atraz só conseguia fazer algo no Photoshop (que na época eu usava o 3.5), 6 anos atraz eu só fazia layout, tanto pra impresso, quanto web em Corel Draw e nos útimos 5 anos, só utilizo o Fireworks para web.

    Acho que neste caso, o fim, justifica os meios. Atualmente mesclo muito desde borrões de café scanneados, somados vetores do illustrator e ilustrações feitas no Corel Painter (eu falei Painter, não Photopaint).

    Na minha opnião, cada software tem sua particularidade privilegiada.

    O Photoshop é ótimo pra finalizar um arquivo para impressão, mas nem sempre compensa carregar esse gigante, para fazer algo rápido.

    O Corel Draw, trava direto, tem sérios problemas com impressão de transparencia e exportação para web com a precisão de pixels necessárias. Mas pra compensar, é muito rápido desenhar algo vetorial nele e você consegue abrir o arquivo em qualquer lun house ou gráfica rápida.

    O Illustrator é preciso, tem ferramentas bem definidas, mas muito pesado pra quem vai utilizar apenas pequenos vetores de baixa complexidade na web.

    O Fireworks tem uma grande facilidade pra edição de efeitos que podem ser modificados durante o projeto (o Photoshop ainda faz de forma meio burocratica pro meu gosto). Tem a precisão de pixels que a web necessita, mas vai ficando lento com grante quantidade de efeitos ou vetores.

    O Corel Painter, é ótimo para ilustração, perfeito pra quem tem tablet e gosta de explorar gamas de cores e texturas, mas não tem as ferramentas de precisão que julgo necessárias para criar layout nele.

    No final, você pode fazer um layout inteiro feito sem nenhuma dessas ferramentas e ainda assim ser elogiado.. O que torna o layout bom ou ruim não é a ferramenta utilizada.. é o bom senso e criatividade do designer.

  • 29. Semântico - um pouc&hellip  |  Agosto 13th, 2007 at 10:36 pm

    […] Escrevi o último artigo há exatamente dois meses e nove dias. Obviamente esse sumiço não foi em vão. Julho foi o mês de férias da faculdade (estudo Marketing… isso mesmo) e aproveitei para colocar em prática algumas idéias engavetadas. […]

  • 30. Héte Caetano  |  Agosto 23rd, 2007 at 4:43 pm

    Fui ao Code Show! Saí frustrado. Esperava ver conforme o conteúdo programático um layout inicializado no Ai e publicado no final da tarde e nem me importava tanto com a parte dos programadores. Mas a questão aqui é o tema: Fireworks não, por favor!
    Confesso a vocês que não faço restrições a nenhuma ferramenta quando o objetivo é fazer um layout para web que atenda as necessidades dos clientes. Eu, particularmente uso o photoshop e o fireworks e, em muitos casos os dois ao mesmo tempo (pasmem). O Ilustrator, eu gostaria muito de ver em ação no Code Show (não vi). Concordo com o André quando ele fala que “a qualidade do código depende de você e não da ferramenta que você usa”.
    Sei que meu comentário não agrega muito ao debate, mas é uma questão de saber usar bem todos os meios.
    Um abraço a todos e é muito bom um debate desses para que cada um mostre suas opiniões. Elas, em muitos casos são de grande valia.

  • 31. Rafael  |  Agosto 26th, 2007 at 12:02 am

    Eu uso o Photoshop e o Fireworks. Os dois fazem o que eu exatemente quero, e o que o cliente espera de um layout lindo para sua web.
    Ele não quer saber se aonde e como você fez, mas sim o resultado: Um site único, que somente ele tem.
    Vai depender muito de você para deixar o site do cliente mais leve, mais enxuto e ainda com a qualidade que o cliente quer.
    Para mim temos que usar o que temso de melhor, a ferramenta que eu domino e sei mais. Não adianta inventar. Tem que ser rápido e fácil. E o Photoshop e Fireworks fazem isso para mim!!!

  • 32. Margarida  |  Agosto 28th, 2007 at 6:44 pm

    Eu monto páginas pelo word, e ficam ótimas depois que eu modifico pelo blender 3d.

  • 33. teoria glacial » Al&hellip  |  Outubro 2nd, 2007 at 11:06 am

    […] Só não concordei com o ataque direto que ele fez ao Dreamweaver e ao Fireworks. Apesar de ser uma briga antiga, volto a defender meu ponto de vista: Dizer que usar essas ferramentas é errado, bobo e feio é generalizar. […]

  • 34. Guilherme Mattos  |  Outubro 11th, 2007 at 5:12 pm

    Sobre o post, cada um use a ferramenta que quizer………..

    Sem querer provocar, eu prefiro andar de camburão do que desfilar de trio elétrico na parada gay……………….

    AHHHHHHHHHHH, não podia ficar sem essa.

  • 35. Dionei  |  Janeiro 5th, 2009 at 12:11 am

    Como sempre, sóbrio e bem resolvido, são seus artigos de excelentes opiniões trazem o compromisso que deixa o leitor esclarecido.

    O Diego sempre falando, e fazendo artigos do mundo de bob. Esse vídeo poderia ter 2 dias de gravação que daria no mesmo resultado. NADA COM NADA!
    http://visie.com.br/desenvolvimento/

  • 36. Felipe Correia  |  Maio 5th, 2009 at 8:42 pm

    Bom, sou iniciante na web, mas sei a diferença que faz usar uma ferramenta que você melhor se adapta.
    Eu uso o gimp, mas sei usar o fireworks e o photoshop, e afirmo, todos são bons para quem sabe usar.

    Sobre o post de wysiwyg do Diego, é óbvio que é essencial saber programar fluentemente, e abusar do modo visual do dreamweaver nem se fala!

    O programador tem por obrigação ter 100% de controle de sua aplicação, independente da linguagem, ou seja, saber o que está fazendo. Mas isto não impede um bom profissional de usar qualquer ferramenta que desejar, contanto que tenha noção do que faz.

    Valeu pelo post!!

Deixe seu Comentário

Requerido

Requerido, não exibido

XHTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>




Posts mais recentes